Será que num mundo tão informatizado e digital como aquele em que vivemos, ainda faz sentido fazer flyers em papel e distribui-los pelos carros ou caixas de correio, como se fazia há 10 anos atrás? Ou por outro lado, será que é ainda uma ferramenta útil para um determinado público e que por isso ainda poderá fazer sentido? É sobre isso que iremos refletir no post de hoje!
Se quisermos responder rapidamente à pergunta “ainda faz sentido fazer flyers em papel”, a resposta terá que ser: depende! Existem muitos fatores que é preciso analisar para se decidir se uma determinada ferramenta de marketing – neste caso os flyers – fazem ou não sentido dentro de uma estratégia de marketing.

O que precisa saber acerca do seu público-alvo
Para percebermos se a criação de flyers em papel fazem ou não sentido, tem que primeiramente perceber quem é o público-alvo com quem quer comunicar. O que precisa saber:
- são maioritariamente homens ou mulheres?
- qual é o intervalo de idade?
- vivem maioritariamente dentro ou fora das grandes cidades?
- vivendo em cidades, vivem no centro da cidade ou nas redondezas, nos chamados “dormitórios”?
- vivem ou trabalham em locais com comércio local?
- qual é a escolaridade média?
- estão em idade escolar, trabalham ou são reformados?
- caso estejam em idade ativa, qual é o tipo de trabalho que fazem?
- o que fazem aos fins-de-semana? Quais são os seus hobbies?
É com base nestas respostas que irá analisar se o investimento em flyers (design, conteúdo, impressão e distribuição) faz sentido.
Se o seu público for maioritariamente jovem (abaixo dos 30 anos) claramente os flyers não serão a ferramenta ideal. Essa faixa etária corresponde a um público que pode ser alcançado por ferramentas online de uma forma mais certeira. Um público de 60 ou mais anos é um público muito mais desperto para a comunicação offline e também com mais tempo disponível, pelo que os flyers são uma boa solução.
Por outro lado, se o seu público viver nas redondezas das cidades, em locais onde a habitação é muito densa, pode ser interessante utilizar os flyers em papel. Isto porque a distribuição em caixas de correio é mais rápida e menos onerosa. Igualmente, se colocar por exemplo em carros, poderá criar verdadeiras manchas de publicidade, que irão ajudar muito à notoriedade da sua marca.
Locais com muito comércio local são também pontos estratégicos para se utilizar o flyer em papel como ferramenta de marketing (obviamente com a autorização dos proprietários do comércio). Porque são espaços em que os clientes acabam por passar algum tempo (por exemplo cafés) o uso de flyers ou até de newsletters em papel, são uma boa oportunidade de comunicar com o seu público. Fica implícito que este tipo de público durante a semana será maioritariamente reformados e apenas durante o fim-de-semana irá atingir pessoas em idade ativa.
Ou seja, existem inúmeras situações em que o uso do flyer de papel ainda é interessante e deverá ser utilizado.

Blended Marketing
Blended marketing é um tipo de marketing que desenvolve campanhas com ações coordenadas no mundo real e no mundo virtual, ou seja, são ferramentas que ao mesmo tempo usam o digital e o offline.
A grande vantagem é que com estas campanhas ganha-se mais visibilidade, mais interação, mais feedback e uma melhor experiência por parte do cliente. Tudo isto traduz-se na geração de mais leads e de um aproximar do consumidor da marca.
Os flyers são um bom parceiro das campanhas de blended marketing, já que podem conjugar facilmente com campanhas digitais. Imagine o seguinte: um consultor imobiliário distribui flyers num determinado bairro e ao mesmo tempo tem um Facebook Ads a correr nesse mesmo bairro, com a mesma imagem que o flyer papel. O que acontece é que o cliente chega a casa e encontra na caixa do correio um flyer desse consultor e depois à noite, enquanto está no sofá no Facebook, vê novamente a mesma imagem que viu no flyer, agora no telemóvel. O impacto de uma campanha destas é normalmente muito grande.
O flyer mantém-se como uma ferramenta de marketing interessante e que nos casos certos continua a trazer resultados. Tudo depende de quem é o seu público e da forma como esse flyer lhe chega!
