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O número de seguidores da sua página de Facebook ainda é relevante?

Existem muitas métricas importantes que é necessário acompanhar, quando se está a gerir um negócio online. Cada plataforma social tem as suas próprias métricas sendo que, como é natural, algumas são mais importantes que outras. Quando se trata do Facebook, qual é a verdadeira importância do número de seguidores da sua página? Deverá preocupar-se caso esse número não esteja a aumentar? Neste artigo conto-lhe tudo o que precisa saber sobre este assunto.

Evolução da Interação do Facebook

Há 5 anos, o Facebook era muito diferente do que é hoje. Quantos mais seguidores a sua página tinha, mais pessoas veriam o seu conteúdo e, esperávamos nós, interagiriam com ele. E porque essas pessoas interagiam, outras além desse grupo inicial também seriam expostas ao seu conteúdo. Naquela altura, as pessoas só podiam ver o conteúdo de uma página comercial se seguissem ou gostassem da página. Havia um incentivo a que tal acontecesse.

Em 2018, tudo mudou. Nos últimos anos, o Facebook tornou mais difícil alcançar as pessoas que se conectaram a si através do seu perfil. Porquê? Porque eles querem o seu dinheiro!

Na realidade trata-se de convencer as marcas a pagar por um espaço publicitário no feed de notícias do seu público-alvo. Este artigo do SocialMediaToday explica bem a situação. Embora os Gostos ainda sejam importantes, eles não são um indicador de receita para a sua empresa. É melhor concentrar o seu orçamento de marketing promovendo conteúdo publicado na página e anúncios pagos no Facebook, em vez de campanhas para aumentar os seguidores da página.

Interação média no Facebook, por tipo de post.

Porque é que as pessoas não estão a ver o meu conteúdo?

Se alguém gosta da minha página, não deveriam eles ver o meu conteúdo? A resposta é não. Em janeiro de 2018, Zuckerberg implementou um algoritmo de Facebook que afetaria exatamente isso. A mudança concentrou-se em “priorizar conteúdo” com base na “experiência do utilizador”. O feed de notícias deixou de ser baseado em “quem e o que é que está a seguir”. Agora passou apenas a ter em conta a interação do utilizador.

Este foi o artigo lançado em 2018 que surpreendeu todos no setor do marketing digital, obrigando todos a começar a aprender e a implementar novas maneiras de segmentar os nossos mercados e de otimizar o alcance. Zuckerberg estava basicamente a dizer que apenas 3 a 5% das pessoas que tinham feito Gosto numa página de uma marca é que efetivamente veriam os conteúdos publicados na página dessa mesma marca.

No entanto, as pessoas veriam posts de marcas com as quais interagiram mais profundamente do que apenas Seguir ou fazer Gosto na página.

Quando isto aconteceu, todo o tipo de conteúdo foi publicado (e ainda é publicado hoje) para direcionar as pessoas para longe das métricas de vaidade, que são coisas como o número de seguidores ou o número de visualizações do site. Em vez disso, somos incentivados a rastrear métricas eficazes e mensuráveis, como comentários, partilhas, taxas de interação, visitantes únicos da Web (não visualizações repetidas), taxas de rejeição, tempo gasto no site etc..

O que as marcas precisam de saber

As métricas de interação ajudam-nos a entender o nosso impacto, a nossa presença social e a capacidade da nossa marca de atrair visualizações.

As pessoas hoje em dia não são tão compelidas a gostar de páginas como eram antes. Na Rank Up, interagimos com o conteúdo que queremos ver mais. Por exemplo, digamos que gosta de conteúdos sobre decoração. Se for este o caso, então deverá gostar e comentar os posts subjacentes a este tema, para poder ver mais semelhantes. O Facebook mostrar-lhe-á mais conteúdo com o qual provavelmente irá interagir.

Concluindo, o que é que tudo isto significa para as marcas? Isto significa que não deverá ficar preso ao número de seguidores da página de Facebook. Em vez disso, concentre-se em aumentar o seu alcance, interação e visualizações. Para além de fazer com que pareça popular, os seguidores da página não têm uma influência fundamental sobre quem vê o quê. A principal lição para que o seu marketing tenha sucesso no Facebook é que precisa pagar para ser visto.

Custo médio de campanhas no Facebook, por objectivo de campanha.

A Rank Up tem o compromisso de ajudar os nossos clientes a ficarem à frente da concorrência no que toca ao marketing e comunicação. Se está pronto para maximizar o alcance e a interação da sua marca no Facebook, entre em contacto connosco hoje mesmo.

Até para a semana!

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