O marketing de conteúdo é o pilar do inbound marketing e consiste, essencialmente, em produzir conteúdos relevantes ou de impacto extremamente positivo na audiência-alvo, sejam eles educativos, profissionais, tutoriais ou, simplesmente, de entretenimento.

Mas, o que é “conteúdo relevante ou de impacto extremamente positivo”? Sobre o que devemos escrever para que esse conteúdo seja atrativo para a audiência que queremos atingir?
Este é, sem dúvida, o “santo graal” do marketing de conteúdo, porque, na realidade, cada audiência tem os seus interesses e, por isso, não existe um tipo de conteúdo certo e outro errado, porque tudo depende para quem esteja a falar. No entanto, uma certeza existe: marketing de conteúdo não é certamente enunciar os serviços que a sua empresa faz. Não é com certeza dizer quais as vantagens do seu produto A ou B. Marketing de conteúdo é falar sobre as dúvidas que os seus clientes lhe colocam todos os dias. É fornecer dados estatísticos ou, por outro lado, o seu ponto de vista, a sua opinião, sobre um assunto que a sua comunidade gosta e quer aprender mais. Marketing de conteúdo é muito mais sobre oferecer do que pedir. É semear para depois vir a colher.
Sim, o objetivo final do marketing de conteúdo (e de todo o marketing) é o de colher alguma coisa benéfica para a empresa e o desenvolvimento do negócio – normalmente clientes! O marketing de conteúdos fá-lo, criando um sentimento de autoridade à sua volta. Como assim, perguntam-me vocês? Imaginem comigo: são proprietários de uma empresa que vende e instala piscinas e no blog do vosso website decidem escrever sobre piscinas de água doce versus piscinas de água salgada. Escrevem sobre as vantagens e desvantagens de cada uma. Apresentam dados, fazem hiperligações para outros artigos (internos ou externos ao vosso blog) que contenham informações relevantes. Acham que este post vos vai trazer de forma imediata vendas? Provavelmente não, mas vai criar autoridade junto da vossa comunidade. Os compradores de piscinas vão passar a ver na vossa empresa alguém que sabe do que fala, alguém que conhece as vantagens e desvantagens de cada um dos produtos e que pode aconselhar a melhor solução para o caso específico de cada cliente. E, com certeza, todos concordamos que se alguém quiser comprar uma piscina, vai certamente a um local onde irá encontrar pela frente alguém que verdadeiramente conhece o assunto.

Assim sendo, podemos sintetizar que conteúdo gera autoridade e que essa autoridade atrai clientes.
Para a semana continuarei a falar de marketing de conteúdo, mas agora comparando com o marketing outbound, ou seja, com a publicidade pura.