Na semana passada apresentei-vos o Marketing de Conteúdo (Inbound), no que consiste, e qual o seu propósito. Chegámos à conclusão que era atrair leads/clientes. Mas então, a questão coloca-se: se o marketing de conteúdo serve para atrair clientes, qual é então a vantagem face à publicidade (Outbound), que tem também o mesmo propósito? A resposta está no artigo desta semana.

A grande diferença entre o inbound e o outbound marketing está na forma como se atrai os clientes. No inbound atrai-se através da criação de conteúdos relevantes que tornam a empresa (ou a marca) uma autoridade no assunto e com isso cria nos clientes uma relação de proximidade que acaba por fazer com que convertam e comprem os serviços ou produtos. No outbound a relação é de apenas um sentido. Tem a ver com chegar aos clientes através de campanhas publicitárias, que apresentam as vantagens dos serviços/produtos, despertando neles um desejo de consumo. Não são os clientes que chegam à empresa através da pesquisa de conteúdos, mas sim a empresa que vai ter com os clientes.
Se à partida parece que não existe grande vantagem em utilizar um ou outro método, uma análise mais profunda vem revelar algumas vantagens interessantes na utilização do marketing de conteúdo. Um estudo feito pelo HubSpot em 2011 revela o seguinte:

- Uma empresa que tem um blog consegue no seu site mais 55% de visitantes que um website sem blog. Isto acontece porque as pessoas ao pesquisarem sobre um determinado tema acabam por chegar ao blog e assim contribuem para o aumento de tráfego no website.
- As empresas que têm um blog no website apresentam igualmente mais 97% de links orgânicos e uma indexação no Google 434% maior que empresas sem blog no website. Isto acontece porque o Google vai analisando o website à procura de conteúdo relevante e acaba por criar uma indexação muito superior no blog, criando links de resultados de pesquisa, que ajudam quem pesquisa no Google a encontrar o que precisa.
- Neste estudo, 69% das empresas atribuem ao blog a responsabilidade de ter gerado leads para o seu negócio.
- 57% das empresas diz que já adquiriu pelo menos um cliente através do blog.
- O estudo diz também que o tempo passado em blogs e redes sociais é 3x superior do que a ler emails, sendo por isso os blogs uma ferramenta mais interessante que o email marketing no que toca a distribuição de conteúdos.
- Por último, o custo do inbound é 62% inferior que o custo do outbound. Existe frequentemente a ideia que o inbound não tem custo, mas isso não é verdade. A criação de conteúdos é uma tarefa que obriga a um grande dispêndio de tempo e por isso tem o seu custo. No entanto, acaba por ser mais barato do que fazer publicidade.
- Para além do custo, existe também o caráter mais permanente do marketing de conteúdo. Na publicidade está a receber leads enquanto a sua campanha está a decorrer. Assim que a campanha termina, a visibilidade acaba e os leads deixam de aparecer. Com o marketing de conteúdos não se passa assim. Os artigos do blog continuam online de forma permanente, originando leads para as empresas por anos e anos.
Como pudemos perceber, a utilização do marketing de conteúdos tem as suas vantagens face à publicidade, mas o contrário também existe. Na publicidade, especialmente através de meios digitais como email marketing, redes sociais, ou google ads, podemos alcançar públicos muito bem definidos, podendo assim otimizar as campanhas e conseguir taxas de conversão muito boas. A publicidade também gera leads muito mais rapidamente – e muitas vezes maior quantidade – que o marketing de conteúdo. Podemos dizer que a publicidade serve uma estratégia de curto prazo, enquanto o marketing de conteúdo uma estratégia mais de médio/longo prazo.
Assim, dependendo da sua estratégia e da forma como quer se impor no mercado, poderá utilizar apenas uma ou ambas estas formas de alcançar clientes.
Para a semana continuarei a falar de marketing de conteúdo, mas agora falando das várias ferramentas que se pode utilizar para distribuir conteúdos numa estratégia de marketing de conteúdo.