Ao longo das últimas semanas procurei explicar o que é o marketing de conteúdo, para que serve e de que forma é que se distingue do inbound. No post de hoje, que será o último desta série, falarei sobre as várias ferramentas que se pode utilizar para difundir o conteúdo previamente criado.

Existem muitas ferramentas que permitem difundir os conteúdos criados. Dependendo do tipo de interação que se pretende, pode-se usar umas em vez de outras. Também dependendo do tipo de público e da facilidade que determinado público-alvo usa uma ferramenta ou outra, leva-nos a decidir qual utilizar.
O blog é uma ferramenta essencial para a distribuição de conteúdo. Eis as razões:
- é uma ferramenta que se controla totalmente, pois está alojado no website;
- permite que se use como repositório de conteúdo, já que ao se ir colocando posts, ele vão-se acumulando no blog, podendo ser organizados por tópicos para fácil acesso;
- permite que a partir dele se alimente outras ferramentas, como redes sociais e campanhas de e-mail marketing;
- é a ferramenta que mais facilmente aparece nas pesquisas do google, daí ser a que tem, para o público em geral, mais probabilidade de ser descoberta e o seu conteúdo lido.
As campanhas de e-mail marketing permitem manter uma relação permanente com actuais clientes, sendo que falham no alcance de novos, devido às restrições do RGPD. Mesmo assim, são uma excelente forma de difundir conteúdos, podendo ser segmentado de acordo com a listagem que se vai enviar.
Os e-books são mestres na criação de autoridade – porque transmite um volume apreciável de conteúdo – e na obtenção de contactos para adicionar às listagens de e-mail marketing (a interligação destas ferramentas é essencial para se poupar tempo e para permitir alcançar os possíveis clientes de uma ou outra forma).
As redes sociais são outra ferramenta essencial na distribuição de conteúdos e na criação de uma comunidade à volta de uma marca.
Existe todo um mundo de outras ferramentas que se pode utilizar, no entanto estas são as mais importantes e as que se mostram mais eficientes na distribuição de conteúdo.
Espero que estes posts o tenham ajudado a entender os benefícios do marketing de conteúdo!
Até para a semana.